domingo, 30 de janeiro de 2011

PRECIOUS

Depois de tanto tempo a gostar de ti já não sei como é gostar de outra pessoa, já estava habituado aquela espécie de rotina, estava habituado aquele mau estar progressivo...
Ando a ler "Precious", ainda não tive o prazer de ver o filme... Devo ser a única pessoa que ainda não viu este filme, mas enfim ainda não tive oportunidade.


O livro fala de uma rapariga, a Claireece Precious Jones, que é violada pelo pai e abusada física e verbalmente pela mãe, é gozada na escola pelos colegas, tem 16 anos e ainda está no 9º ano. Precious, como gosta de ser chamada, engravida do próprio pai e tem uma filha com Síndrome de daune (provavelmente não é assim que se escreve), é uma doença que afecta muitas pessoas, tem a primeira filha com 12 anos, e mais tarde aos 16 tem um segundo bebé, o Abdul, é expulsa da escola onde estava  por estar grávida, e é aconselhada, por uma das professoras dessa escola, a frequentar uma escola alternativa, lá Precious conhece uma professora homossexual muito simpática, que a ajuda a dar um rumo á sua vida. Mais tarde o seu pai acaba por morrer devido ao vírus HIV. Precious descobre que também está infectada e essa noticia abala o seu mundo, mas a personagem continua a viver a sua vida, tendo consigo sempre o sonho de aprender a ler e a escrever, Precious quer ser 'a rainha do ABC'. Aconselho o livro, mas é um livro muito forte, com uma linguagem um bocado 'agressiva', para quem não se sentir afectado é uma óptima opção, ontem fui busca-lo e já estou quase a acabar de lê-lo. É mesmo uma grande história.

12 comentários:

  1. também nuca vi o filme. mas já ouvi boas criticas :)

    ResponderEliminar
  2. muito boa mesmo. às vezes pode ser bem melhor que a companhia humana :)
    que grande música aqui tens, muito bom!

    ResponderEliminar
  3. não é das minhas bandas favoritas, mas adoro esta música :)

    ResponderEliminar
  4. Ainda não li o filme, nem o livro mas estou anciosa parece ser mesmo interessante.:)

    ResponderEliminar
  5. gostei muito e o livro parece ser interessante!

    ResponderEliminar
  6. É muito bom :)
    Tenho o filme deste livro para ver.

    ResponderEliminar
  7. foi um dos melhores filmes que já vi, aconselho ;)

    ResponderEliminar

vou responder :)